Construção de um Poço de Água Potavél no Gana, Oeste África

“Através da Lente”, é um projecto sem fins lucrativos, que tem como único objectivo apoiar humanitariamente uma pequena comunidade Africana, que se encontra localizada ao sul do Gana, na África Ocidental.

"Através da Lente", tem vindo a realizar a "Exposição de Fotografia "Sorrir, Brincar e Acreditar", com o objectivo de consciencializar e sensibilizar a população Portuguesa e Europeia (uma vez que a exposição já foi realizada em vários locais de Portugal, Espanha e Estónia e irá ocorrer futuramente em Países como a França) para a problemática económica, social, sanitária e cultural de países em vias de desenvolvimento como o Gana. 

Através deste evento, o público tem a oportunidade de poder contribuir para ajudar a melhorar as condições de vida de um povo que apesar de viver na pobreza não deixa de sorrir!

Os fundos angariados (venda de fotografias e/ou donativos) destinam-se à construção de um poço de água potável na comunidade de Abrafo, dado esta ser uma questão de carácter urgente em países em vias de desenvolvimento e, em particular, em comunidades rurais como a Abrafo.

“Através da Lente” é o primeiro projecto da Associação Pé No Mundo. Acreditamos que daqui para a frente muitos mais se seguirão e estamos abertos a novas ideias e principalmente a pessoas com VONTADE de contribuir para melhorar este mundo.


A COMUNIDADE ABRAFO

Abrafo é uma das muitas comunidades rurais pobres e vulneráveis do Gana em que as questões de saúde e subsistência associadas com recursos hídricos são críticas. A falta de acesso das comunidades rurais  à água potável e ao saneamento é causa frequente de doenças e mortes.

Abrafo é uma comunidade de 6000 pessoas que vivem maioritariamente da agricultura. Esta é uma actividade totalmente dependente dos recursos hídricos, representando 88% de toda a água extraída para uso humano.

 

Devido à grande escassez de água no país, a comunidade de Abrafo mantém-se auto-suficiente na agricultura graças á utilização de águas residuais não tratadas. Apesar de em 1995 as autoridades Ganenses terem proibido o uso destas águas na rega, os agricultores continuam a utiliza-la uma vez que não existem alternativas.

 

O maior risco da rega com águas residuais é o impacto negativo na saúde pública. Estas águas possuem metais pesados e microrganismos patogénicos. Existe uma grande preocupação relativamente á contaminação das culturas por microrganismos patogénicos como abactéria Escherichia coli e helmintos que causam disenteria e diarreia.


Crianças a descascarem milho. Comunidade de Abrafo, Gana 2005



A PROBLEMÁTICA DAS ÁGUAS CONTAMINADAS

 

Só em 2000, 1,3 milhões de crianças menores de cinco anos morreram em decorrência de problemas de diarreia causados por água insalubre e más condições sanitárias.

 

Cerca de 60 % da mortalidade infantil mundial é causada por doenças infecciosas e parasitárias, a maioria relacionadas com a água.

As doenças transmitidas pela água incluem entre outras: a cólera, a febre tifóide, a shigella, a poliomielite, a meningite, as hepatites A e E e a diarréia.

 

Estas doenças avançam sem parar através do mundo. Mas podem ser controladas facilmente com uma melhor higiene, para a qual é imprescindível dispor de abastecimento adequado de água potável.

 


Sister ‘Ya’ a fazer ‘fufu’. Comunidade de Abrafo, Gana 2005

 

BIOGRAFIA DA AUTORA

 

Ana Catarina Santos licenciada em Biologia nasceu em Lisboa em 1981, em 2004/2005 viajou para África onde esteve a viver numa pequena comunidade do Gana. O seu objectivo era fazer uma recolha de dados sobre os Elefantes Africanos de Floresta para a sua tese de licenciatura.

O encontro com os grandes mamíferos era algo pelo qual ansiava há muito tempo, mas jamais poderia imaginar que a sua grande paixão viria a ser outra, o povo Africano. A partilha diária com este povo, mudaram a sua visão e maneira de estar na vida.

Partiu do Gana com muita saudade, vontade de voltar e principalmente de fazer algo para ajudar as pessoas daquela comunidade que tão bem a acolheram. Nasceu assim a ideia de fazer uma exposição de fotografia sobre a Abrafo com o propósito de angariar fundos para a construção de um poço de água potável na comunidade.

Catarina Santos com Dina Gyampo (Mabeena). Comunidade de Abrafo. Gana 2005.

Make a Free Website with Yola.